Worshop Vivencial de Psicodança

“A Psicodança é uma técnica psicoterapêutica, que parte do enquadramento psicodramático, regulada e sistematizada, que utiliza o corpo e o movimento como veículos comunicacionais preferenciais e a música como suporte desta comunicação. (…) Aparece assim como a instrumentalização terapêutica de uma capacidade expressiva natural: a dança. (…) Para a prática terapêutica e compreensão teórica são integrados elementos de Psicodrama (enquadramento teórico e técnico), contribuições da Neurofisiologia (compreensão orgânica dos processos que dão suporte ao movimento e aos fenómenos que desencadeiam) e da Etologia (estudo do espaço, das distâncias, do território e dos sistemas de sinais próprios da espécie).” – Rojas-Bermúdez, J. (1997). Teoría e Técnica Psicodramáticas. Barcelona: Paidós.

Objectivos
Este workshop pretende divulgar a Psicodança e proporcionar a vivência do potencial desta ferramenta.

Grupos-alvo:
Enquanto técnica psicoterapêutica, a Psicodança dirige-se a qualquer pessoa que pretenda iniciar um processo psicoterapêutico, seja para resolução de qualquer problema ou conflito interno, seja enquanto processo de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Assim, o workshop destina-se a profissionais, estudantes e a todas as pessoas que procurem novas formas de psicoterapia e/ou de desenvolvimento pessoal.

Data e hora:
9 de Outubro de 2017, 19h30-22h30

Local:
Local: Clínica Principio R Sargento José Paulo dos Santos N.º 25, 1800 – 330
Lisboa (junto ao Metro da Encarnação)

https://www.portugalio.com/clinica-principio-psiquiatria-e-psicologia/

Contactos:
João Paulo Ribeiro
ribeiro.joaopaulo@gmail.com

Nádia Vissram
nadia.vissram@gmail.com

Valor: €20

Equipa:
João Paulo Ribeiro
Psicólogo Clínico e Psicodramatista. Membro aderente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo. Reconhecido como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicoterapia pela
Ordem dos Psicólgos Portugueses. Desenvolveu trabalho enquanto Diretor e Ego Auxiliar de grupos terapêuticos de  psicodrama em diversas instituições.
Atualmente dirige grupos de psicodrama na Equipa de Pedopsiquiatria da Unidade Autónoma de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira e em consultório privado. Sócio candidato da Associação Ibérica de Psicodança Jaime
G. Rojas-Bermúdez.

Nádia Vissram
Psicóloga Clínica e Psicodramatista. Membro titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Reconhecida como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólgos Portugueses. Desenvolve o seu trabalho como Psicoterapeuta em terapia individual e como Directora e Ego Auxiliar de grupos terapeuticos desde 2005 junto de entidades e consultório privado. Dinamiza técnicas psicodramáticas e sociodramáicas em vários contextos grupais, dirigindo workshops, sessões de desenvolvimento de competências pessoais e sociais e supervisão pedagógica.
Sócia candidata da Associação Ibérica de Psicodança Jaime G. Rojas-Bermúdez.